
O mês de novembro é marcado por uma importante campanha mundial de conscientização: o Novembro Azul, movimento dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e à promoção da saúde integral do homem.
O Centro Universitário Martha Falcão Wyden aderiu à campanha reforçando a importância do autocuidado e estimulando a reflexão sobre os fatores socioculturais que ainda afastam muitos homens dos serviços de saúde. As ações desenvolvidas pela instituição seguem os princípios da promoção, proteção e prevenção da saúde da população masculina, incentivando atitudes responsáveis e conscientes em relação ao bem-estar físico e emocional.
Mais do que alertar sobre uma única doença, o Novembro Azul convida os homens a voltarem o olhar para si mesmos, a realizar consultas regulares, conhecer o próprio corpo e adotar hábitos de vida saudáveis. Pequenas atitudes fazem a diferença: praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar e, principalmente, realizar o acompanhamento médico de forma regular.
O preconceito e o medo ainda são barreiras que afastam muitos homens dos cuidados com a saúde. Por isso, é essencial reforçar que falar sobre prevenção é salvar vidas. O exame preventivo deve ser entendido como um gesto de coragem, responsabilidade e amor-próprio, um compromisso com a própria vida e com quem se ama.
Além do foco no câncer de próstata, o mês também é dedicado à conscientização sobre cuidados abrangentes com a saúde masculina, incluindo saúde mental, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, prevenção de violências e acidentes, e estímulo à adoção de hábitos saudáveis.
Como parte da programação, no dia 23 de novembro, os cursos de Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário Martha Falcão Wyden realizarão uma ação social no Parque das Tribos, localizado na Rua São João, s/nº, bairro Tarumã-Açu, Zona Oeste de Manaus (AM).
Durante o evento, serão oferecidas palestras, rodas de conversa, testes rápidos, aferição de sinais vitais, mensuração de IMC, cabine de descompressão e ginástica laboral, entre outras atividades voltadas à promoção da saúde e ao bem-estar da comunidade local.
A coordenadora do curso de Saúde, Prof.ª Josiani Nunes, destaca a importância de aproximar a universidade da comunidade por meio de ações educativas e preventivas. “O Novembro Azul é um momento de sensibilização e também de acolhimento. Queremos mostrar que cuidar de si é um ato de coragem e de amor à vida. Nossas ações buscam romper tabus, incentivar o diálogo e promover uma nova cultura de cuidado entre os homens”, ressalta a professora.
A iniciativa reforça o compromisso institucional do Centro Universitário Martha Falcão Wyden com a responsabilidade social e a promoção da saúde, valorizando o cuidado, o acolhimento e a formação de profissionais comprometidos com a transformação da realidade ao seu redor.

