
O prefeito de Presidente Figueiredo (AM), Fernando Vieira, anunciou nesta terça-feira (23) sua desfiliação do Partido Liberal (PL) em nota oficial publicada nas redes sociais. A decisão veio poucos dias após ele aparecer ao lado dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) durante uma caravana pela BR-319.
O gesto chamou atenção por Fernandão, como é conhecido, integrar até então uma sigla que abriga os principais adversários políticos de Omar e Braga no Amazonas, ambos aliados do presidente Lula (PT).
Na carta de desfiliação, Vieira agradeceu ao presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento:
“Prezado presidente Alfredo, escrevo-lhe hoje movido por um misto de sentimentos que não se resumem em palavras. Este é talvez um dos momentos mais difíceis da minha trajetória: comunicar a minha desfiliação do Partido Liberal, legenda que foi minha casa política por décadas”, declarou.
A saída do prefeito pode abrir caminho para uma futura migração a partidos do campo político de Omar e Braga, reforçando o projeto de reeleição de Braga ao Senado e a pré-candidatura de Omar ao governo em 2026.
Por outro lado, essa movimentação confronta diretamente a estratégia do próprio PL, que lançou Maria do Carmo (PL) como pré-candidata ao governo e o deputado federal Alberto Neto (PL) ao Senado, ambos em rota de colisão com o grupo dos senadores.
Carta de desfiliação:


LEIA MAIS: