Clique Notícias Brasil
CidadesManchete

Tráfico de drogas e o impacto negativo no comércio e turismo no Centro de Manaus

O fluxo diário no Centro de Manaus é de cerca de 75 mil pessoas, mas a violência tem afastado clientes e comprometido o faturamento dos lojistas.

Prefeitura de Manaus recepciona primeiro navio da Temporada de Cruzeiros 20242025 Foto Giancarlos VasconcelosSemcom
(Fot: Giancarlos Vasconcelos/Semcom)

Clique Notícias Brasil (CNB) – Manaus enfrenta um grave problema no Centro da cidade: o tráfico de drogas tem impactado diretamente o comércio local e afastado turistas, gerando prejuízos econômicos e sociais. Mesmo com o reforço na segurança, lojistas relatam dificuldades em manter suas atividades devido à presença constante de usuários e traficantes.

Prejuízos ao comércio e ao turismo

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Manaus, Ralph Assayag, alerta para os impactos negativos do tráfico na região central. “Temos 36 mil pessoas empregadas no Centro, distribuídas em mais de 18 mil lojas. O fluxo diário é de cerca de 75 mil pessoas, mas a violência tem afastado clientes e comprometido o faturamento dos lojistas”, explica Assayag.

A situação ganhou ainda mais destaque após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando traficantes distribuindo drogas na área conhecida como Boca da Onça, na Travessa Tabelião Lessa, próximo ao Mercado Adolpho Lisboa.

O chef de cozinha Cláudio Procópio, dono de um restaurante no mercado municipal, relata que a frequência de clientes diminuiu devido à insegurança. “Os turistas evitam a região por medo da violência. Isso afeta diretamente nosso faturamento”, afirma.

Ações policiais e reforço na segurança

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, garante que a polícia tem realizado operações para coibir o tráfico na área. Após a repercussão do vídeo, uma ação policial na última terça-feira (28) resultou na retirada de usuários da região, além da prisão de um homem suspeito de tráfico e de outros dois com mandados de prisão em aberto por tráfico e roubo.

Mesmo com o reforço policial, a preocupação persiste. Durante o período de seca, há relatos de que usuários de drogas cobram pedágio de caminhoneiros que transportam mercadorias para os barcos. “É fundamental que as autoridades intensifiquem as medidas para garantir a segurança e revitalizar o Centro”, conclui Assayag.

A população e os comerciantes aguardam soluções efetivas para que o coração econômico de Manaus volte a ser um espaço seguro e atrativo para turistas e consumidores.

Temporada de cruzeiros

Durante toda a temporada de cruzeiros, que se estenderá até maio de 2025, Manaus receberá um total de 16 navios, com cerca de 19 mil turistas, representando uma injeção de aproximadamente R$ 131,8 milhões na economia local.

Os turistas das temporadas de cruzeiros são, predominantemente, dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, como também de outros países, entre japoneses, chineses, franceses e caribenhos.

As embarcações atracam no Porto do Centro de Manaus, onde os turistas desembarcam para conhecer a capital amazonense.

Leia mais:

 

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais