Política
Renato Júnior culpa Águas de Manaus pela buraqueira; mas há quem diga que “o buraco é mais embaixo”
O prefeito Renato Júnior (Avante), declarou guerra oficial à Águas de Manaus, a quem está culpando literalmente pela buraqueira que toma conta da cidade. Nesta sexta-feira (26), postou um vídeo onde liga para o presidente da Concessionária, e, diante de uma intervenção na rua, disse que está sendo desrespeitado.
Segundo Renato Júnior, a empresa tem sido reiteradamente multada. Em discurso público, o prefeito ameaçou retirar a concessão da Águas de Manaus. No vídeo desta sexta-feira, Renato chega a fazer uma chamada de vídeo.
O tema “buraco” virou peça central no período pré-eleitoral. Ano passado, uma grávida chegou a morrer depois que a moto do marido dela bateu num buraco na Djalma Batista. Com índices de rejeição altos, o pré-candidato ao governo, David Almeida, tem enfrentado críticas severas por contra dos graves problemas de infraestrutura.
Renato, que foi escalado como chefe da campanha de David Almeida, entrou em campo para enfrentar os danos eleitorais que os buracos causam na pré-candidatura do ex-prefeito.
“Quem paga essa conta é a população. Não vou aceitar que uma empresa descumpra os acordos firmados, ignore as determinações do município e continue prejudicando quem vive em Manaus. Enquanto insistirem em agir dessa forma, todas as medidas cabíveis continuarão sendo tomadas”, afirma Renato.
OPOSIÇÃO COBRA
Apesar do foco na Águas de Manaus, na Câmara Municipal de Manaus, vereadores de oposição mostram o outro lado do problema. Casos como o denunciado pelo vereador Rodrigo Guedes esta semana mostram que o problema vai muito além, e já vem de anos, inclusive quando Renato era vice-prefeito respondendo pela Seminf.
Na praça ao lado da Ponte do Bariri, na Zona Oeste, a situação é preocupante. “Vai esperar uma tragédia acontecer para fazer algo, @renatojunior_amazonas? Vocês estão afundando Manaus”, afirma o parlamentar.
O QUE DIZ A ÁGUAS DE MANAUS
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Águas de Manaus, pedindo um posicionamento da concessionária perante as acusações. De acordo com a empresa, o vídeo do ex-prefeito tem imprecisões. “A situação no bairro Planalto ocorreu na quarta-feira (24) e não nesta sexta (26), como sugere o vídeo”, diz trecho da nota.
A empresa também nega que esteja afrontando decisões da Prefeitura ou de órgãos de controle. “O ocorrido foi um caso isolado e, assim que o fato foi identificado, a obra foi paralisada imediatamente”.
Veja a nota completa:
“Manaus, 26 de junho de 2026 – A Águas de Manaus informa que a situação no bairro Planalto ocorreu na quarta-feira (24) e não nesta sexta (26), como sugere o vídeo. O ocorrido foi um caso isolado e, assim que o fato foi identificado, a obra foi paralisada imediatamente. A via foi recapeada ainda na quarta-feira. A concessionária reforça que segue cumprindo integralmente as determinações da Prefeitura de Manaus, suspendendo todas as intervenções que envolvam abertura de pavimentos na cidade.
Além disso, a Águas de Manaus realiza um mutirão focado na recomposição asfáltica em diferentes regiões da cidade, com uma varredura em áreas que receberam obras de implantação de redes de esgoto ou manutenções emergenciais. Ao todo, cerca de 130 toneladas de asfalto serão aplicadas diariamente em um cronograma intensivo voltado à recuperação das vias”.


