Clique Notícias Brasil
Cidades

Após 10 anos, condenado por morte brutal de técnica de enfermagem é preso em Manaus

Francisco Almeida foi condenado a mais de 33 anos por matar Viviane Costa a mando do ex-companheiro dela; prisão ocorreu na zona norte de Manaus.

Após 10 anos, condenado por morte brutal de técnica de enfermagem é preso em Manaus
Divulgação
Publicidade

Clique Notícias Brasil (CNB) – Francisco Almeida, de 49 anos, foi preso nesta terça-feira (9) pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Ele foi condenado a 33 anos, nove meses e 19 dias de reclusão em regime fechado pelo homicídio de Viviane Costa de Castro, de 36 anos, crime ocorrido em maio de 2013. A prisão aconteceu na rua Peruíbe, bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus.

Segundo o delegado Adanor Porto, responsável pelo cumprimento da ordem judicial, a DEHS vinha monitorando Francisco após uma investigação minuciosa. Ele já havia sido incluído na lista de procurados da Polícia Civil e, após receberem informações sobre seu paradeiro, os agentes conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão.

“O crime causou indignação e comoção na sociedade à época, pela forma brutal e covarde como foi cometido. A execução foi encomendada por Alesson Mota, ex-companheiro da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento”, afirmou o delegado.

Ainda de acordo com a autoridade policial, Viviane já havia sofrido uma tentativa de homicídio em junho de 2012, um ano antes do assassinato. Em maio de 2013, Alesson teria encomendado novamente sua morte e, dessa vez, Francisco conseguiu cumprir o plano: atirou à queima-roupa na vítima, consumando o homicídio.

Além da condenação por esse crime, Francisco também é apontado em outras investigações como integrante de um grupo criminoso envolvido em extorsão na capital. Ele usava documentos falsos e se passava por funcionário público para extorquir vítimas. Também é investigado como possível envolvido na tentativa de assassinato do ex-prefeito de Coari, Arnaldo Mitoso.

“Trata-se de um indivíduo extremamente perigoso, que estava em liberdade. Agora, as diligências continuam para localizar Alesson Pessoa Mota, que segue foragido”, completou o delegado.

Procurado

A Polícia Civil reforça o pedido de ajuda da população para localizar Alesson Mota, de 36 anos, condenado a 37 anos, três meses e 15 dias de prisão, em regime fechado, como mandante do assassinato de Viviane. A sentença foi proferida pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, em 9 de julho deste ano.

Informações sobre seu paradeiro podem ser enviadas anonimamente para o número (92) 98118-9535 (disque-denúncia da DEHS) ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O sigilo da identidade do denunciante é garantido.

Condenado agora ficará preso

Após a prisão, Francisco de Almeida foi conduzido à delegacia e permanece à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento de sua pena.

Leia mais

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais