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Manaus: obras de trânsito geram expectativas, mas deixam dúvidas sobre efetividade

As recentes obras no trânsito de Manaus, como a remoção do canteiro central e a mudança nos semáforos, geram expectativas, mas carecem de planejamento detalhado e dados concretos para comprovar sua eficácia.

obras em manaus
(Foto: Alessandra Taveira/Gabinete Vice-Prefeito)

Clique Notícias Brasil (CNB) – As recentes intervenções no trânsito das avenidas Constantino Nery, Pedro Teixeira e Djalma Batista, anunciadas pelo prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, geraram grandes expectativas na cidade, mas também levantaram questionamentos sobre sua real efetividade e planejamento. As obras, que incluem a remoção do canto central nos cruzamentos de Constantino Nery com a Pedro Teixeira e a implantação de semáforos de dois tempos, visam facilitar a circulação dos veículos e reduzir o tempo de espera nos semáforos.

De acordo com o prefeito, a estimativa é de que, até o dia 26 de janeiro, a primeira parte da obra, incluindo o trecho de Lóris Cordovil e a rua da Indústria, esteja concluída. A promessa é de que as mudanças proporcionem uma economia de 25% a 30% no tempo de trânsito, o que, segundo ele, pode resultar em uma redução de até 20 minutos por hora na velocidade do tráfego.

A remoção do canteiro central, realizada durante a madrugada, tem sido vista como uma solução emergencial, mas que não resolve problemas estruturais mais amplos no sistema viário da cidade.

Embora as intervenções possam trazer benefícios pontuais, como a redução de tempo nos semáforos, a falta de um planejamento estratégico mais robusto e a transparência nas informações deixam um cenário de incerteza sobre os resultados a longo prazo.

A cidade de Manaus, que enfrenta desafios históricos de mobilidade urbana, necessita de soluções integradas e mais sustentáveis ​​para garantir que as intervenções no trânsito realmente atendam às necessidades da população e não sejam apenas ações paliativas.

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