Clique Notícias Brasil (CNB) – As recentes intervenções no trânsito das avenidas Constantino Nery, Pedro Teixeira e Djalma Batista, anunciadas pelo prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, geraram grandes expectativas na cidade, mas também levantaram questionamentos sobre sua real efetividade e planejamento. As obras, que incluem a remoção do canto central nos cruzamentos de Constantino Nery com a Pedro Teixeira e a implantação de semáforos de dois tempos, visam facilitar a circulação dos veículos e reduzir o tempo de espera nos semáforos.
De acordo com o prefeito, a estimativa é de que, até o dia 26 de janeiro, a primeira parte da obra, incluindo o trecho de Lóris Cordovil e a rua da Indústria, esteja concluída. A promessa é de que as mudanças proporcionem uma economia de 25% a 30% no tempo de trânsito, o que, segundo ele, pode resultar em uma redução de até 20 minutos por hora na velocidade do tráfego.
A remoção do canteiro central, realizada durante a madrugada, tem sido vista como uma solução emergencial, mas que não resolve problemas estruturais mais amplos no sistema viário da cidade.
Embora as intervenções possam trazer benefícios pontuais, como a redução de tempo nos semáforos, a falta de um planejamento estratégico mais robusto e a transparência nas informações deixam um cenário de incerteza sobre os resultados a longo prazo.
A cidade de Manaus, que enfrenta desafios históricos de mobilidade urbana, necessita de soluções integradas e mais sustentáveis para garantir que as intervenções no trânsito realmente atendam às necessidades da população e não sejam apenas ações paliativas.