
O senador Omar Aziz (PSD) e o prefeito David Almeida (Avante) decidiram se encontrar na tarde dessa terça-feira (28) para uma conversa onde tratariam de questões políticas. Fontes ligadas à coluna Sem Mimimi do jornalista Thiago Botelho e ao portal BNC Amazonas revelaram que a conversa foi longa e que David prometeu o mesmo: fidelidade à pré-candidatura do senador em 2026. O vice-prefeito Renato Junior (Avante) também participou da reunião na casa do senador em Manaus.
Na conversa, David afirmou: “somos aliados e permaneceremos aliados. Não há nenhum arranhão [na relação]”. E Omar disse: “foi uma “conversa muito boa. O David reafirmou o compromisso comigo e com o Eduardo [Braga]. Ele disse que, se eu for candidato, ele vai me apoiar”.
Segundo informações de bastidores, o encontro entre os dois havia sido marcado no último domingo (26) por meio de ligação telefônica. Omar teria ouvido as declarações do prefeito, no entanto, não teria visto o apoio com bons olhos. A desconfiança do cacique político deve se dar pelos rumores de que David estaria, mesmo que com movimentos discretos, com o desejo de sentar na cadeira do Governo do Estado nas próximas eleições.
David, por sua vez, garantiu a Omar que não tem pretensão à vaga, e afirmou que seus gestos não são de pré-candidato, pretendendo continuar seu mandato até 2028. Ele também negou realinhamento com o governador Wilson Lima (União Brasil) e conversas com o presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento, após rumores de uma possível filiação à sigla.
David Almeida chegou a fazer queixas ao senador de que aliados de Omar estariam criando boatos em torno da relação de ambos para causar um rompimento.
Mesmo com as declarações de apoio de David, agora, mais ainda, o senador deve continuar de olho nos próximos gestos do prefeito para não ser apunhalado pelas costas, caso o gestor renuncie o apoio ao senador para entrar na corrida eleitoral ao mesmo cargo.
Omar já declarou em julho deste ano, de forma pública, que é pré-candidato ao governo do Amazonas e seu parceiro, senador Eduardo Braga (MDB), à reeleição, no ano que vem. Os parlamentares já afirmaram e reafirmaram total apoio à gestão de David, em troca do mesmo. Porém, tudo depende de como a história vai se desenrolar até a eleição.
LEIA MAIS

