Clique Notícias Brasil
ManchetePolítica

Pressão do PT a Omar Aziz deve adiantar rompimento com David Almeida

Segundo fontes, o PT estaria pressionando o senador para a escolha do vice em sua chapa para concorrer à vaga.

OMAR AZIZ E DAVID ALMEIDA
(Foto: Divulgação/Assessoria)

Publicamente, o prefeito David Almeida (Avante) e o pré-candidato ao governo do Amazonas nas eleições de 2026, senador Omar Aziz (PSD), são aliados políticos. Inclusive, Fernanda Aryel, filha de David, já foi indicada por ele para ser vice de Omar.

No entanto, fontes ligadas à coluna Sem Mimimi do Blog do Botelho do analista político, Thiago Botelho, avaliou que pode acelerar o rompimento entre os dois, com a pressão do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre Omar Aziz.

Segundo fontes, o PT estaria pressionando o senador para a escolha do vice em sua chapa para concorrer à vaga. A pressão articulada por lideranças petistas locais é resultado da busca de protagonismo do PT, mesmo com baixa influência no estado.

De acordo com a coluna, a pressão do PT a Omar deve adiantar esse racha entre David e o petista, pois o senador já declarou publicamente que vai concorrer ao cargo. Já o prefeito garantiu que não vai participar da eleição, no entanto, já não consegue mais esconder de aliados próximos de disputar o governo estadual, o que pode resultar na separação dos dois, já que David não teria espaço.

Influência

O PT tem o desejo de indicar o vice na chapa de Omar pois a movimentação garantiria influência direta em suposto comando do governo, que fortaleceria o nome do presidente Luis Inácio Lula da Silva no Amazonas, principalmente para Omar, inclusive no interior. Porém, o partido de Lula está enfraquecido no estado, com perda de espaço em sindicatos, movimentos sociais, universidades e sua base eleitoral já não tem mais a mesma força como antes.

Segundo interlocutores, a pressão do PT pode ser usada contra a própria legenda, o que levaria a possíveis rupturas dentro da sigla e dificultaria a aliança do PSD de Omar, do Avante de David Almeida e do PT.

Com o cenário exposto, David e Omar vão precisar ser cautelosos para que consigam alinhar as diferenças e construam uma aliança sólida para disputar o pleito do ano que vem.

LEIA MAIS:

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais