
Na madrugada deste sábado (12/9), uma caravana formada pelos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), além de deputados federais, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas dos municípios ao longo da BR-319 percorrerá o trajeto de Manaus até Humaitá.
A viagem está prevista para durar cerca de 14 horas, com saída às 5h da manhã e com três paradas em trechos em obras, incluindo as pontes que desabaram e estão em reconstrução. Em Humaitá, a bancada amazonense deverá se reunir com aproximadamente 20 prefeitos do interior em um jantar.
Pressão política e ambiental
A mobilização ocorre em um contexto de tensão política e ambiental. Recentemente, o governo federal anunciou a criação de colegiados para estudar a viabilidade da BR-319, mas a iniciativa foi cancelada dias depois, sem justificativas até o momento.
Os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga têm defendido a flexibilização das regras de licenciamento ambiental, argumentando que a pavimentação da BR-319 é essencial para o desenvolvimento da região.
No entanto, ambientalistas vem travando as obras na rodovia através de ações judiciais. Eles afirmam que a obra pode levar ao aumento do desmatamento e prejudicar ecossistemas da floresta.
Leia Mais: